INÍCIO DO CEDECA

1996

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

1999

ENCONTRO DA REDE NACIONAL DE DEFESA DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI - SALVADOR/BA.

2009

SEMINÁRIO TRIENAL CEDECA.

2011

HOJE

2019

HISTÓRICO

É uma organização da sociedade civil (OSC) constituída desde 1997, no município de Limeira/SP com o propósito de atuar na defesa de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, de adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, realizando atendimentos individuais e/ou grupais, de maneira a promover a garantia desses direitos.

Atualmente o CEDECA atua em várias frentes de trabalho, desenvolvendo os seus serviços por meio de parcerias públicas e privadas. Em parceria com o Centro de Promoção Social Municipal – CEPROSOM (órgão gestor da Política de Assistência Social de Limeira) temos em execução dois serviços, o Programa de Atendimento às Famílias e ao Adolescentes e a parceria que é desenvolvida desde 2014, com fontes de recursos Federal e Contrapartida Municipal, é o Serviço de Abordagem Social, que realiza abordagem e referenciamento de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal que podem ou não estar associados ao uso de drogas.

A organização executa ainda o projeto Defendendo a Cidadania, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, financiado por meio do Fundo Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA. A partir do ano de 2015, iniciamos atuação em parceria com a ONG alemã Terre des hommes na área de formação em Direitos Humanos por meio de oficinas e atividades lúdicas e culturais com foco na discussão sobre Direitos Humanos, desenvolvidas nos territórios de atuação da Proteção Social Básica do CEPROSOM, além da oferta de Formação em Direitos Humanos, por meio de cursos (para os profissionais da rede e demais interessados), rodas de conversa, fóruns e encontros.

O controle social é compreendido pelo CEDECA como essencial ao sistema democrático de Direito e, por isso, participamos das instâncias municipais tais como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CMDHC), Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil (COMETIL), entre outros. No âmbito nacional, a entidade é integrante da ANCED (Associação Nacional dos CEDECAS), rede que congrega as instituições de defesa de direitos da criança e do adolescente situadas em diversos Estados brasileiros.

COORDENAÇÃO

 

Daniela Zaccariotto Alonso

Coordenadora Geral

 

Maria Lúcia Milaré

Coordenadora Financeira

 

Paola Perino

Coordenadora Secretária

 

Wilson Nunes Cerqueira

Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

 

Rafael Massaro

Coordenador de Comunicação

 

Guilherme Reis

Conselho Fiscal

 

Hélcio Silva

Conselho Fiscal

 

Humberto Ramos Jr.

Conselho Fiscal