Abordagem Social

A Equipe de Abordagem Social tem por objetivo identificar violações de direitos humanos, tais como a situação e vivência de rua, exploração sexual, trabalho infantil, por meio de ações nos territórios municipais e espaços públicos com maior concentração de pessoas em situação de risco social e pessoal, para que a partir dessa identificação promova o referenciamento dessas pessoas nas políticas públicas setoriais. Para os casos que são encontrados mais de uma vez em situação de violação de direitos a equipe dispõe de acompanhamento psicossocial (Assistente Social e Psicólogo) visando a garantia de direitos de crianças e adolescentes e suas famílias.

Defendendo a Cidadania

O projeto defendendo a cidadania possui como objetivo atuar no combate às violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes por meio de mecanismos jurídicos sociais e defesa técnica, em casos emblemáticos. Tem por objetivo facilitar o acesso de crianças, adolescentes e suas famílias à informação sobre direitos humanos, direitos constitucionais e infralegais, auxiliando na tutela desses direitos quando violados ou na iminência de o serem. Vale destacar ainda que o projeto atua na realização de denúncias e acompanhamento técnico em casos de violência policial.

Educar para a Cidadania

O projeto CEDECA em formação: Educar para a Cidadania possui por objetivo promover e fortalecer a consciência e percepção da prioridade absoluta dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente, enquanto instrumento de prevenção a violência, de promoção e formação em Direitos Humanos. O trabalho é realizado por meios de oficinas socio culturais, esportivas e de brincadeiras com crianças, adolescentes e jovens de territórios vulneráveis do município de Limeira. Em outra frente é ofertado curso introdutório de direitos humanos para formação dos atores do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, a fim de instrumentaliza-los para o trabalho com esse público.

Medida Socioeducativa

O Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em meio aberto – Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade – realiza acompanhamento socioassistencial de adolescentes e famílias durante o cumprimento de medida socioeducativa e promove a sua inserção em outros serviços e programas socioassistenciais e de políticas públicas setoriais.